Flor de Sálvia

Para o primeiro post do A manda à mesa, me vi compelida a falar sobre um dos meus restaurantes preferidos de Natal. Desde a primeira vez que fui ao Flor de Sálvia, de Marina Pantoja, quando funcionava em Ponta Negra, foi caso de amor. Virei cliente fiel e passei a indicar para todo mundo que conheço, porque foi o primeiro local em que consegui comer comida saudável saborosa.

Depois de um tempo sem funcionar, por causa da mudança de endereço, o Flor de Sálvia voltou com tudo desde 26 de abril, agora na Afonso Pena, 483. Infelizmente só consegui conhecer as novas instalações hoje à noite, mas posso dizer que o fato de estar a cinco minutos de casa me deixou deveras contente.

O espaço agora é diferente, maior, com estrutura para receber mais clientes no ambiente climatizado. Algumas mesas ficam do lado de fora, para quem quiser ficar na calçada.

20130511-224350.jpg

20130511-224404.jpg

20130511-224420.jpg

A proposta do restaurante também mudou. A comida continua com foco na alimentação funcional, com muita opção de pratos sem glúten e sem lactose, do jeito que eu gosto. Porém, a parte congelada, disponível anteriormente para compra no próprio espaço, agora só é vendida por encomenda. Para quem se organiza, não tem problema; para quem gosta de chegar e comprar ficou mais complicado.

Houve algumas mudanças no cardápio, então resolvi pedir algo que ainda não conhecia e, com sugestão da chef, fui de filé com molho de mostarda, acompanhado de quinoa agridoce e salada de alface, rúcula, passas e damascos.

20130511-225239.jpg

20130511-225232.jpg
O filé estava do jeito que eu gosto, ao ponto, e a quinoa, fantástica. Nunca tinha comido quinoa adocicada e foi uma ótima surpresa.

Duas amigas estavam no restaurante comigo e uma delas pediu sanduíche de frango italiano (frango, muçarela italiana, pesto de tomate, azeitona preta e folhas de manjericão, tudo dentro do pão folha), acompanhado de chip de batata doce.

20130511-225622.jpg
O sanduíche estava muito bom. O pão folha deixou tudo muito leve, lembrando um wrap; e o frango casou muito bem com o resto do recheio. Não sou a maior entusiasta de azeitona e talvez meu paladar prefira sua ausência, mas a presença dela não me atrapalhou.

O chip de batata doce foi o melhor que já experimentei. Segundo Marina, ele é pré-frito e depois vai pro forno, para, em seguida, ser enxugado e ficar sequinho. Dos deuses!

20130511-225923.jpg

O outro prato pedido foi o filé de tilápia com molho de maracujá, acompanhado de arroz integral e salada.

20130511-230107.jpg
Como esse prato já é meu velho conhecido e um dos favoritos, sou suspeita para falar. Aliás, todos os pratos de frutos do mar do Flor de Sálvia são ótimos.

Para beber, escolhi o suco de manga, morango e limão. Quase não senti o gosto da manga, que ficou encoberto pelo limão. Mas o morango definitivamente estava lá. Como gosto de suco azedo, achei muito bom, além de ser bem refrescante. Não sei se é para todo paladar, mas definitivamente casou com o meu.

20130511-230714.jpg

De sobremesa, pedi o brownie funcional de cacau. Funcional nesse caso não significa pouco calórico, que fique claro.

20130511-231633.jpg
Não resisto a um doce e esse especificamente tinha um quê diferente que eu não consegui identificar de onde veio.

A equipe é formada por Marina, Dulce, Fabrícia e Leninha (a única novata no time), além de Rodrigo, o fiel escudeiro da cozinha.

20130511-231949.jpg

20130511-231209.jpg

20130511-231302.jpg

Para quem interessar, as opções de sucos funcionais foram ampliadas e também é possível tomar shake de proteína (feito com Isofort, whey protein isolado sem sabor) e açaí no Flor de Sálvia. Fiquei bem feliz com a novidade.

Os preços, na média, aumentaram em relação aos praticados quando o restaurante funcionava em Ponta Negra. No entanto, segundo Marina, isso não tem a ver com a mudança de bairro, mas com as alterações feitas no cardápio. Ainda, influenciou o fato de que a porção agora é única, com tamanho que fica entre as opções pequena e a grande que existiam antes.

Se alguém quiser fechar o espaço do restaurante (que também está funcionando como buffet) para eventos, existe a possibilidade. Já estou até com uma ideia na cabeça…

O Flor de Sálvia funciona de segunda a quinta das 11h30 às 20h30, sexta das 11h30 às 23h30 e sábado das 18h às 23h30. Tudo indica que vai abrir para o almoço nos sábados, algo por que estou bastante ansiosa. O telefone de lá é o 4103-1976.

20130511-232831.jpg

This entry was posted in Gastronomia. Bookmark the permalink.

Leave a comment